Receita de Pão Integral (feito em casa)

Estou de volta depois de um tempinho de reflexões, bem, como já tinha prometido a receita do pão, aqui vai ela, fácil de fazer e barato.

 Receita de Pão Integral: (zdravka’s bread)

6 copos de farinha de trigo integral (aproximadamente)
1 saquinho de fermento biológico instantâneo (10 gramas)
1 colher de mel puro
1/2 copo de água morna
3 copos de água temperatura ambiente
1 colher de sopa rasa de sal
Azeite de Oliva
Opcional: Aveia, quinoa, linhaça, soja, frutas secas e castanhas, na quantidade desejada)

Preparo:

Em um recipiente misture o fermento com a agua morna e o mel, deixe descansando por uns minutos em seguida adicione 3 copos de agua e 3 copos de farinha, acrescente o sal , misture bem e aos poucos vá acrescentando a farinha restante, uma colher de sopa por vez, se o påo estiver sendo feito em uma batedeira apropriada para fazer pão a massa vai estar pronta quando formar uma bola em volta do “hook” , se estiver sendo feita a mão assim que a massa começar a soltar das laterais , polvilhe uma bancada limpa, ou na pia mesmo , bem sequinha e despeje a massa continue adcionando o trigo em pouca quantidade até obter uma massa firme, mais cuidado para que ela não fique dura demais e seca, acontecando isso pode ser adicionado um pouco de agua e continue sovando a massa.
Depois de pronta separe a massa em 4 bolinhas (unte a mão com azeite para facil manuseio)  e deixe-a descansar com um pano umido por cima , até dobrarem de tamanho.
Você pode untar com azeite uma forma própria para assar pão ou fazer o formato que desejar e por em uma assadeira retangular por exemplo.
Aqueça o forno a 180 graus, asse o pão por aproximadamente 40 minutos, o tempo pode variar, mais ele está pronto quando o cheiro invade a casa !!

O pão caseiro é simples, saudável e fácil de fazer, mais não se decepicione se de primeira não sair como o da foto, as vezes é preciso tentar algumas vezes, a minha família adora esse pão e a receita é de uma amiga Bulgariana que tenho como uma mentora, (Love you Zdravka)
Depois de pronto corte uma fatia, passe uma manteiginha por cima, com o seu chazinho ou café se delicie  e me agradece depois vai (risos)!

Beijos e um ótimo inicio de ano a todas,
Keila

Anúncios

3 comentários em “Receita de Pão Integral (feito em casa)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s