Primeiro dia de Aula em casa

Como disse no post anterior, esse ano gostaria de compartilhar um pouco mais sobre nossa forma de ensino que é o ensino domiciliar, o famoso homeschooling, unschooling ou deschooling.
Esse ano apenas o Moshe de 3 anos, está sendo ensinado em casa, os mais velhos de 6 e 4 anos estão na escola.
Quero contar como é estruturado, o que é ensinado e como é feito, é claro que modifica o formato em cada família e por se ter uma maior flexibilidade pode variar de caos ao paraíso, uma criança de 3 anos não precisa de um currículo super elaborado que o deixe sentado o dia todo né? 
As aulas são lúdicas com alguns livros , duram pouco tempo e brinca se muito,  e toda a riqueza do aprender entra no coração da criança de uma forma inesquecível.
Primeiro dia de aula
Hoje, na nossa aula de arte com materiais recicláveis

Esses são alguns livros que estamos usando, esse livro é um livro super fofo e cheio de ideias legais para aprender sobre os bichinhos do jardim, aproveito a oportunidade e ensino não só os fatos daquele inseto, mas também letras e cores e formatos, ele treina a coordenação motora e a criatividade, e por ser com material reciclado ensino sobre meio ambiente e vida sustentável.

Escolhi comprar um super livro de colorir porque certamente sai mais barato que imprimir folhas aleatórias.

A caligrafia divertida é um livrinho que dá uma sensação de estar indo a fundo, mas com 3 anos, pelo menos o meu filho, tem pouca coordenação para fazer os exercícios do livro de forma perfeita, como ele fica super orgulhoso e sente uma satisfação de poder estar estudando deixo ele fazer o livro, sai mais rabisco, mas ele tenta, e não é uma obrigação, é apenas uma forma divertida com um pouco mais de estrutura por estar em um livro, dele aprender a escrever e a ler, o que será daqui a alguns anos.
Sua lindissima abelha
Livros:
Comprei os livros em uma feira de livros no shopping, os preços variam entre 3 e 20 reais.
Caligrafia Divertida / Letra de forma – (Ciranda Cultural)
Caligrafia Divertida/ Numerais – (Ciranda Cultural)
Reciclando com arte – Ivete Raffa ( Editora escolar)
365 desenhos para colorir – (Ciranda Cultural)
Escolinha Todo livro/ Caligrafia divertida Vol1 / (Todo Livro)
Minha Primeira Biblioteca Larousse Mundo ( Larousse Junior)
Comprei o livro Larousse para ler com todos, tem muita informação legal sobre diversidade cultural, história e geografia de uma forma criativa.

Material:

Fiz esse post ano passado falando sobre o material que tinha comprado nos EUA para as aulinhas deles, foi bastante coisa e tirando uma coisinha aqui e outra ali que compro para fazer algo especifico, esse é o material que ainda uso.

Horário:

Normalmente, tiro 3 a 4 dias na semana para fazer as aulinha com ele, elas duram entre 40 minutos a 1 hora e meia de acordo com o que está sendo ensinado, prefiro o horário da tarde, depois do almaço e do banho, ele estuda um pouco e no restante da tarde dorme, não quis tirar o soninho dele, ele fica mais bem disposto e menos propicio a enlouquecer a casa inteira choramingando.

Vale destacar também que pela manhã todos brincam ou na praça ou em casa, correndo, pulando e gastando bastante energia, acho esse contato com a terra e simplesmente brincar um enorme motivador para se querer aprender mais e mais, eles podem explorar coisas diferentes e assim aprendem naturalmente.
Fico por aqui,
 e no decorrer do ano vou contando a nossa trajetória !
Beijos 
Keila Silva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s