Por uma vida mais minimalista (Guarda roupa cápsula)

Menos é mais

Mais é Mais

Menos é menos

Dependendo do ponto de vista as 3 sentenças estão corretas, no meu caso vou de menos é mais , menos roupas para ser mais específica, já faz uns anos que umas 2 vezes no ano faço a limpa, tudo que eu não uso vai embora, sujo, rasgado, manchado, apertado, largo demais, vai pra quem precisa, não importa muito se foi caro ou barato, vai embora messsmo.

Pra mim menos roupas é mais, é mais espaço no armário pra que as coisas que eu amo fiquem bem a vista e não fiquem amarrotadas ou entulhadas e eu acabe esquecendo delas.

É mais qualidade nas peças, e menos dor de cabeça pra descobrir o que fica bom.

É mais estilo, os looks mais básicos podem ficar super fofos com os acessórios certos.

Os sapatos e os acessórios acabam entrando na dança também e não dá pra manter sapatos velhos desgastados ou que não calce super bem, e os acessórios e bijus também, sabe aquele brinco que só tem 1, o cordão com fecho quebrado ou aquela peça que você nunca teve coragem de usar?, tem que ir, sorry mas tem que ir embora amiga.

Me deparei com uma galera na internet que faz um esquema bem legal e extremo, na minha opnião, em relação ao armário minimalista, tem um projeto chamado 333 que sugere reduzir as peças a 33 peças a cada 3 meses trocar as peças de acordo com a estação , incluindo sapatos e os acessórios, não entra na contagem roupa intimas, roupas de ginástica, e jóias com um apego sentimental tipo aliança de casamento, não consigo chegar nesse número, pelo ou menos não agora, nem é o meu alvo, quero ter a liberdade de ter peças coloridas e vestidos que não use toda a semana mais use em ocasiões especiais.

Eu sou daquelas tudo ou nada, estou tentando melhorar nos extremos  e como conheço o meu gosto e tenho tentado ser bem sincera comigo mesma, tirei as roupas e dei, uma peça ou outra guardei, um vestido lindo por exemplo que encolheu na maquina de secar, guardei pra quando perder os meus quilinhos extras, algumas pessoas optam por guardar a maior parte das roupas e manter só o que usa mesmo e no final dos 3 meses decidi o que fez falta, o que vai sair e o que fica.

Tenho olhado de uma forma bem diferente o que eu compro, eu não tenho me preocupado em comprar só por estar na promoção ou ficar com dó de pagar um pouco mais caro em uma peça curinga, me pergunto sempre se preciso, se mostra a minha personalidade, se combina com o que já tenho e principalmente se é funcional pro meu dia a dia com as crianças, não tenho o menor problema em usar modinha assim como não ligo de não usar, tem coisas que não combina com certos biótipos, calça saruel por exemplo, fica tão feio em mim, nos outros eu acho lindo mas em mim não combina, pode estar moda, pode ser fashion, eu passo.

Tirei umas fotos pra compartilhar com vocês, de algumas peças e dos desapegos, tirei umas fotos dos looks, mas como não sou blogueira fashion deixo pras profissas 😉

Capsule wardrobe {Dotes e Rubis}

Montei esses exemplos, tem peças básicas e umas mais coloridas, é bem o meu estilo, só que quando fiz essa montagem percebi que posso deixar o meu guarda roupa mais bacana e mais funcional, com algumas peças que eu não tenho, exemplo, o meu relógio é dourado, por um acaso está quebrado, então não tenho relógio, mas esse pretinho da foto cairia bem com vários looks, então o baby acima entra na minha lista de desejos, de forma consciente que vai ser muito usado, a botinha, não sei se ficaria bom, tenho pernas finas, nas amigas acho lindo, não sei se usaria tanto, o cordão, sou alérgica até a ouro, mas as vezes Romanel ou outra biju banhada eu me dou bem, o resto é o que eu já tenho e faço uso, essas peças são fotos tiradas da internet, as fotos abaixo são minhas.

blog minimalista

No canto direito na parte de cima da foto, é uma parte das roupas que eu tirei, foi muita roupa que saiu, e muitas que se sobressaíram, a calça preta, com um tecido lindo, toda em alta relevo, nem lembrava dela, as calças coloridas que eu pouco usava agora uso com mais freqüência, e os shorts, os da foto foram embora, mantive uma quantidade boa de shorts que é o que eu mais uso.

Calças, Shorts e Saias

IMG_4952 IMG_4954 IMG_4959

Perdoem o amassado das calças, não tirei foto de tudo e nem é o propósito, e sim dá uma pincelada, exemplificar um pouco.

Essas 2 calças a jeans com lavagem média e o jeans rasgado, foram aquisições conscientes durante o processo, ouvi falar super bem das calças da Taco, o preço é ótimo e veste bem, essa tem uma cintura média, flare, segura a pançinha, uso pra caramba, a rasgada é da M. Officer paguei caro, não vou te enganar não, mas eu queria uma calça rasgada que ficasse legal e bem larguinha no corpo, uso muito também, fiz esse equilíbrio com o que é funcional e o que eu gosto, acho que ela tem ma pegada moderninha, provavelmente essa calça em alguns anos vou me desapegar, tudo bem, mas no momento ela é minha xodó.

Das calças jeans fiquei com uma de cada cor, uma escura, jeans preto, boca de sino, uma de lavagem escura skinny, lavagem média bootcut, uma clara rasgada, e as coloridas, rosa choque, azul escuro, e verde menta, uma branca de linho, uma preta social, com estampa em alto relevo e uma preta básica, que vai da academia com tênis, ao happy hour com sapatos de salto ( em off, estou aguardando esse happy hour, ultimamente minha happy hour é na cama depois que as crianças dormem de pijama e com um bom livro em mãos, pra ler 2 páginas e capotar até o dia seguinte, mas… sonhar não custa nada, finge que acredita no meu happy hour de salto e maquiada tá?rsrsrs)

TJ-0597--calca-xangai-preta

IMG_4936

Tipos de Calça

Tipos-de-calças

Tem calça para todos os gostos e corpos, as vezes umas favorecem o seu tipo de corpo e outras nem tanto, uma boa personal stylist resolveria o caso né? quem sabe se com a economia na otimização do guarda roupa não sobre dinheiro para investir em uma profissional, eu adoraria, enquanto isso, a gente vai usando as regras básicas para manter o guarda roupa bem legal, para as mais fashionistas, sigo algumas famosas nas redes sociais e pode reparar, elas repetem roupas e bolsas e algumas delas já apregoam um consumo consciente e investir em boas peças coringas, se elas que tem dinheiro e patrocínio para ostentar se contém,para  os meros mortais a esperança.

Como eu moro no Rio, minha perspectiva é do ponto de vista em que eu derreto a maior parte do ano, logo shorts e saias são um must have, outro ponto importante, eu não trabalho em um ambiente corporativo, meu ateliê é no meu home office, e trabalho no computador de roupa de ginástica já que minha academia é em casa e no escritório também, tento trocar de roupa para sair de casa com as crianças ou até para ficar com eles em casa mesmo, malho cedo e já me arrumo pro meu dia, minhas leitoras aqui da cidade vão me ver na rua como? short, camiseta e chinelo, resumindo meu senso fashion do dia a dia.

Tenho bastante shorts, até pra variar e não detonar muito, algumas variedades de jeans em tonalidades diferentes, um branco, um colorido e um imitando couro de cobra, o de couro de cobra não sei o que me deu na cabeça, não é meu estilo, mas gostei e uso, um de linho em azul marinho, viu só? são muitos, no meu conceito de minimalista são, de qualquer forma conto nos dedos.

Saias, posso contar nos dedos também, mesmo usando muito, uma colorida étnica, uma rosa, uma preta básica, preta de coro sintético e uma de linho midi.

Pronto, cobrimos o básico, os tops, ou as partes de cima a gente encontra com facilidade e diversidade, ainda que tenha uma variedade imensa de calças, shorts e saias no mercado, as de boa qualidade e de bom caimento são mais caras e tem que ser garimpadas com carinho se quiser encontrar com preço legal.

Casacos, blazers e jaquetas

IMG_4965

Queria um blazer, desde a época que os blazer coloridos do Ali express caíram no gosto do povo, claro que a tendencia já estava estabelecida, mas quando apareceram em massa, direto da china, por preço de banana, eu endoidei.

blazer-feminino-coloridofrete-gratis_MLB-O-3842343161_022013

Me segurei, eu sabia que blazer tem que ter um tecido bom e um caimento perfeito, tinha que experimentar, pois bem, em uma viagem a Petrópolis com a missão de comprar o que faltava para o meu capsule wardrobe encontrei esse da foto, o preto, na época eu estava acima do peso, com os quilinhos que perdi ele está bem largo, provavelmente vou recomeçar minha saga, mas ele fica uma graça com jeans.

Jaqueta jeans é outra peça que nunca sai de moda, então a minha jaqueta velhinha depois que perdi peso está linda e larguinha, iupiii, é exatamente essa da foto, essa peguei no site, ela é uma graça!

Girls Denim Jackets - Medium Indigo
Girls Denim Jackets – Medium Indigo

Jaqueta de couro imitação e colete, como já disse, Rio de Janeiro e frio são duas palavras que se encontram muito pouco, guardo essas peças para uma eventual viajem, mas nem me empolgo quando chega o inverno.

renner14

colete-perfecto-couro-cor-goiaba1

Tenho um casaquete de crochet e um outro de tecido, realmente é o suficiente no armário, em uma caixa escondida ficam roupas pesadas de inverno, para esquiar, botas, tocas e luvas, não me desfaço, deixo guardadinhas em sacos como esses:

ec37

Swetears e camisas de botão

Importante, ajuda a aquecer nos dias mais fresquinhos, que não pedem um casaco,fui conhecer a tal da Cashmere nos Estados Unidos, pra que né? um swetear 100% cashmere é caro e vale cada centavo, é super mácio e quentinho, um bom sweater faz uma composição legal com a camisa de botão, amoooo

783d1bb81a9f714043b1692e5ef2ec89

camisa-social-delete_zpsbf4fyxbt

Tenho algumas, branca, que é básico e vai com tudo, preta transparente, verde e estampadas, uma com flores e uma com cachorrinhos, invisto um pouquinho mais nessas peças, entre as marcas que eu uso e gosto, Dudalina, Eclectic e Hering, sério, a Hering tem umas lindas e o preço mais em conta.

Blusas, batas e camisetas

Comprei as minhas camisetinhas mais arrumadinhas em uma loja no Rio que conheci pelo Instagram, fico um pouco receosa de comprar sem experimentar, então fui na loja física deles, preçinho salgado na minha opnião, peças linda e de boa qualidade, e com muita variedade, eles vendem on line agora, pra quem é do Rio vale dar uma esticadinha, a loja é linda, alem das roupas “comuns” elas tem vestidos de festa, de cair o queixo.

Instagram Blessed ateliê  e o Site Blessed Ateliê Site

19559-MLB20172785890_102014-O

11349181_457300187782395_1005405537_n regata-camiseta-blusa-em-cetim-tendncia_MLB-O-3589382551_122012

Camiseta para o dia a dia 

Não sou maluca o suficiente para colocar uma regata de seda pra brincar com as crianças, é certeza que elas vão estragar, então vamos de camiseta polo, camisetas básicas e regatas caneladas.

Encontrei esse site, pelo Instagram também, achei as peças lindas, e assim que comprar algo pelo site deles conto, eles fazem a troca caso o cliente queira, acho muito difícil achar peças básicas de boa qualidade, tenho algumas da Renner e C&A e duraram bastante, levando em conta que são peças para “bater” mesmo.

Loja My Basic

Abre-My-Basic

my-basic

Tenho ainda peças que trouxe do EUA na mudança e outra que minha mãe trás pra mim quando dá, o preço é bem melhor, eu gosto muito da Gap, Banana Republic e Polo Ralph Lauren, Jcrew e Antropology, curto muito mas são mais caras, prefiro poder experimentar antes.

Sapatos e Bijus/Jóias, vou deixar para o próximo post, até pra não ficar um post cansativo.

E vou dividindo com vocês a próxima arrumação que fizer, alcançando o meu peso ideal, que são 57 quilos, vou passar de M para P e vou ter que reformular tudo de novo, mas é por um ótimo motivo, algumas peças que eram G já estão caindo, só tenho a agradecer, já se foram alguns meses e o importante é não perder o foco.

E você? Tá nessa vibe também?

Conta aí

Beijos, Beijos

Keila Silva

CbblogersEu Sou do CBBlogers

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s