Como o seu filho pode ajudar em casa e quando começar a estimular?

A algum tempo queria escrever sobre esse tema, acho super importante para a sanidade de todos em uma casa, e em especial da mãe, que algumas regrinhas sejam feitas e seguidas, aqui em casa digo que quem mora na casa, tem que cuidar dela, o trabalho é para todos.

Tenho o prazer de ser a dona da casa, e não dona de casa, qem manda na casa sou eu e não ela em mim, tenho também a honra de poder edificar o meu lar, quando limpo e organizo um ambiente, aproveito para espalhar nele amor, oração, palavras boas e muita gratidão por ter uma casa para arrumar, eu escolho as músicas que tocam na minha casa ou o silêncio das tardes enquanto todos descançam, os cheiros, seja de bolo assado, de misturinha de amaciante para os ambientes, velas, chá, café fresco pela manhã… decido o cardápio, a decoração, quem frequenta e quem deixa de frequentar, deixo o meu lar bem agradável, meu marido não precisa fazer hora em outro lugar com medo de chegar em casa, pelo contrário, ele pode sair correndo do trabalho que vai encontrar mesmo nos dias de caos e casa bagunçada, um lar, os meus filhos podem ficar tranquilos também, quando chegarem da escola, vão encontrar, alimento, roupas limpas e apoio emocional.

Mais para tudo isso funcionar, todos tem que colocar as mãozinhas na obra, cada família encontra a melhor forma para isso acontecer, em algumas casas o marido assume a cozinha, enquanto a esposa cuida da organização, em outras a mulher trabalha fora e ambos dividem as obrigações da casa, e em muitas, a mulher se divide em 10 e faz tudo.

Aqui, eu fico em casa, cuido das crianças, já disse antes que nunca tive babá, então em diferentes épocas de acordo com a idade das crianças, o meu trabalho mudava de formato e intensidade, nesses 9 anos de maternidade e longe do mercado de trabalho, fui aperfeiçoando os meus dons e aprendendo coisas novas, usando o meu tempo livre pra além de dormir pra recuperar o cansaço das noites mal dormidas, fazer algo que me trouxesse alegria e satisfação, meu marido trabalha fora, e em algumas épocas também trabalhou em casa no home office, então definimos no ínicio do casamento que quando tivessemos filhos, eu ficaria em casa, a não ser que eu fizesse algo que rendesse mais dindin, aí ele ficaria em casa e eu trabalharia para o sustento, em alguns anos com as crianças maiores, eu volto para o mercado de trabalho, sem neuras e sem medos, espero rsrsrs, concordamos também quando chegamos na marca do segundo para o terceiro filho, que eu precisava de uma ajudante, em algumas épocas me virei sozinha, como nos últimos 2 meses, que decidi tentar ficar sem ajuda, mas ainda não é hora, como a casa é grande, fica difícil, mas nesses meses pude reforçar ainda mais os hábitos das crianças e do meu marido, agora tenho ajuda 3x na semana, e ainda assim fico responsável por fazer a comida, lavar e guardar as roupas, organizar a casa, e cuidar das crianças, coisa a beça… fora os hobbies e trabalhinhos por fora, e o blog tadinho que fica bem de lado.

Postei no Insta uma foto do Moshe(5 anos) limpando o banheiro, uma fofura, ele foi bem caprichoso, todos limparam o banheiro durante aquela semana, cada um do seu jeito.

12957507_489146474543362_3934714491586500865_o

Eu deixo uma misturinha pronta na área de serviço, a prova de criança, os paninhos também ficam em mãos, panos de chão, vassorinha elétrica e rôdo mágico.

Eles sabem que se sujar é só limpar!

É importante deixar bem claro o que é permitido  para eles mexerem e fazerem e como o trabalho deve ser feito, respeitando a capacidade de acordo com a idade, sabe qual é o maior problema para nós mães quando começamos a ensinar os filhos a assumirem responsabilidades em casa?

A falta de paciência

O que você leva 15 segundos pra fazer, o seu filho leva 5 minutos, muitos vezes sujando mais do que limpando, é mais fácil tirar da mão do menino e fazer, não é verdade? e não é por mal não, mais o nosso tempo é escasso demais.

Mas…

Vale a pena, os hábitos que você ensina hoje pro seu filho vai ajuda lo lá na frente, e vai te ajudar também agora.

Eu gastava muito tempo tentando organizar a casa antes de sairmos, e quando eu pedia pro meu marido organizar comigo, ele chamava todas as crianças e delegava algumas atividades pra eles, eu ficava brava, poxa pedi pra ele e não para as crianças, mas eles faziam do jeitinho deles e quando eu via, a sala não tinha brinquedos, o chão limpo, alguém já tinha passado pano na mesa e todos saiam felizes por ter sido úteis e eu feliz por saber que chegaria em casa e ia poder curtir eles e não ficar correndo de um lado pro outro, sem paciência e gritando pelos cotovelos.

11864900_1058897537463351_8004419846816076132_o

Criança aprende brincando também, e uma das primeiras atividades que eles aprendem a realizar é de guardar e cuidar dos próprios brinquedos.

20160317_064741

Outra coisa bacana é pegar uma atividade que ainda não é para eles e te los por perto, para poder explicar o por que é importante limpar e manter algo organizando, como pode ser limpo e que no tempo certo eles vão limpar também, seja na sua casa ou na deles.

20160411_104717

Eu jamais pediria a eles para organizar as minhas panelas, até por que algumas são pesadas e podem cair no pé deles, mas eles ficam em volta enquanto eu organizo, pegam as peças mais leves e me ajudam a passar um paninho no ármario.

Um dia desses enquanto descansava com a pequena, o meu filho mais velho ficou entediado, pegou um pano, tirou os alimentos da dispensa, limpou as prateleiras e colocou de volta, do jeito dele, não encontrei algumas coisas depois, mas morri de orgulho, que Deus conserve kkkk

20160411_100738

Fiz uma lista do que eu acredito ser apropriado para cada idade.

Crianças de 2 e 3 anos (sempre com supervisão)

*Guardar brinquedos/ Tirar utensílios da máquina de lavar louça/ Passar um paninho nos armarios com água/Colocar roupas sujas no cesto/ Ajudar a estender (entregando as peças para a pessoa que estiver estendendo) ou para a pessoa pôr na maquina de secar/ guardar as roupas nas gavetas/ Arrumar a cama/ Limpar marcas na parede/ Regar a horta/ Colocar a mesa( os utensílios de plástico) / Tirar o prato da mesa/ Guardar sapatos.

Crianças de 3-5 anos (sempre com supervisão)

Todas as atividades acima e mais essas:

*Tirar pó/ Lavar louças que não seja de vidro/ Arrumar as almofadas na sala/ Pendurar a toalha depois do banho/ Lavar os brinquedos/ Passar vassourinha elétrica e rôdo mágico no chão/ Colocar a mesa/ Ajudar a colocar e a retirar as louças da màquina ou enxagar e secar as louças/ Pegar frutas para comer/ ajudar a separar por cor as roupas para lavar/ Dobrar pequenas peças.de 6- 11 anos

Crianças de 6-11 anos

*Varrer e lavar área externa e quintal/ Plantar/ Cuidar do bichinho de estimação/ Preparar um lanche/ Trocar roupa de cama/ Fazer lista de compras/ Guardar as compras.

Crianças acima de 12 anos

*Preparar pequenas refeições/ cuidar dos irmãos menores/Limpar o banheiro/ Limpar detalhadamente o quarto/Lavar as própias roupas/ Fazer pequenas compras/ Ajudar na faxina da casa/ Ensinar crianças menores (Tutor).

Jovens acima de 14 anos já podem trabalhar de acordo com a lei brasileira de jovem aprendiz, e acima de 18 pode trabalhar regularmente, infelizmente a cultura do país não estimula crianças e jovens a fazerem pequenos trabalhos para ganhar dinheiro, com a ignorância e a pobreza extrema em algumas famílias crianças perdem a infância sendo exploradas com trabalho escravo, o que leva ao extremo de não estimular ao trabalho saudável como é feito em países de primeiro mundo, temos que sempre dar os melhores estudos para os nossos filhos, mas se não for criado o gosto pelo trabalho fica difícil criar bons profissionais, lembro de ver os filhos de famílias ricas nos Estados Unidos sempre trabalhando nas férias escolares, de sub empregos, cortando grama, babá, lanchonetes…, muitos deles teriam grandes cargos no futuro, mas naquele momento eles aprendiam a dar valor ao dinheiro ganhado, o respeito ao próximo e ética de trabalho, e muito mais.

Aqui em casa eu ensino as mesmas coisas para as meninas e os meninos, acho que ambos tem que saber se virar.

E vocês?

Quais são as atividades que vocês fazem com os filhos, ou delegam para eles fazerem, quero mais dicas mamães e papais !!!

Compartilhe aqui nos comentários 🙂

https://steemit.com/@silvasfamily
if_steemit_2482152

Anúncios

2 comentários em “Como o seu filho pode ajudar em casa e quando começar a estimular?

  1. No Japão tem uma escola bem famosa onde os alunos fazem o lanche, limpam a cozinha, o banheiro, a sala de aula. Não como exploração, mas como aprendizado. Eles aprendem a dar valor ao espaço que é deles próprios, além de que aprendem cidadania e igualdade. Vimos o exemplo das várias reportagens dos japoneses que limpavam o local no estádio quando vieram aqui no Brasil na copa do mundo. A criança que cresce com esses ensinamentos se tornam adultos que não vão se sentir superiores a porteiros, garçons, etc, por causa da função. Eu achei fantástico esse post seu. Ainda não tenho filhos, mas vou guardar pra quando eles vierem!
    Beijos

    Curtir

    1. A primeira coisa que eu escutei quando escrevi esse post, foi que era trabalho infantil, não sei se é pra rir ou chorar, já vi uma reportagem dessa também é muito bacana essa cultura japonesa.
      Fiquei feliz que você gostou, Beijos flor !

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s